agosto 10, 2013








notas de uma leitora



 9/06/01 

(para João Luís Barreto Guimarães)

O que eu mais gostei de Viena foi dos cafés
de Praga foi dos cafés
do Porto foi dos cafés
de Lisboa ... estou ainda à espera de um café

___;;___

7 de Março
perdi um lenço numa rua do Porto
9 de Junho
encontrei-o num poema em Lisboa

___;;___

10 de Julho
é uma mulher que te conhece as palavras, apenas escritas






10/06/01

(para Nâzim Hikmet)

finalmente
abri a porta de minha casa
sentei-me na soleira
olhei a sombra
pela primeira vez
olhei cada pessoa que passava retendo-a
pela primeira vez
de mo ra da men te
o meu olhar sobre cada pedra
cada pedaço de coisa outrora coisa realmente
insisti num outro olhar
os meus dedos
ca ri nho sa men te
sobre o pelo de um cão
vadio
o que me demorou tanto se afinal
uma simples porta e não ...?
hoje, se passares, olhar-te-ei de frente
mesmo que depois disso a porta se feche atrás de mim.




11/06/01

(para José Tolentino Mendonça)

morrer atropelada
com um livro de poesia na mão
aberto numa página ao acaso
que seja toda a minha vida
que seja de igual para igual.




20/06/01

(para Enrique Vila-Matas)

Luzias a dor ao passares
gaivota ingénua
confundias amor com calor
corrias para o outro julgando-o o sul
voltavas atrás
não tinhas bem a certeza
demoravas-te
lembravas-te então da bússola que deixaras esquecida no bolso de fora de uma mochila 
há muito perdida
parecia-te indispensável
tarde de mais
ninguém a sul nem a norte nem a este nem a ...

caís-te em ti
hoje pelo menos sabes que não te és dispensável









Sem comentários:

StatCounter